Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

 

Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1970, o Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores. Durante a concepção do projeto, coube ao Embaixador Wladimir Murtinho transmitir ao arquiteto as necessidades que precisariam ser atendidas, a parceria tão bem sucedida que, até hoje, não foi necessário fazer qualquer modificação estrutural no edifício. O cálculo estrutural, que permitiu a realização de impressionante vão-livre, foi realizado pelo engenheiro Joaquim Cardoso.

O Palácio Itamaraty foi concebido como edifício que serviria ao propósito de apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e, portanto, foi construído apenas com materiais nacionais e seus salões abrigam obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros – como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Maria Martins, Mary Vieira, Iberê Camargo, Ione Saldanha, Rubem Valentim, Sérgio de Camargo e Tomie Ohtake. O paisagismo é autoria de Roberto Burle Marx.

Palácio Itamaraty

 


Visitação pública ao Palácio Itamaraty

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Dica para quem estiver em Brasília ou pensa em visitar a cidade: as visitas guiadas ao Palácio Itamaraty foram retomadas!

As reservas podem ser feitas por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou pelo telefone (61) 2030-8051. O serviço de agendamento de visitas funciona apenas em dias úteis, de segunda a sexta, das 9h00 às 17h00. Mensagens recebidas fora desse horário ou aos finais de semana e/ou feriados serão respondidas assim que possível.

As visitas são oferecidas em dias úteis às 9h00, 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00 e 17h00.

Nos finais de semana, as visitas acontecem às 9h, 11h, 14h, 15h e 17h.

As visitas guiadas são gratuitas e oferecidas em português, inglês e francês. É possível acomodar até 15 (quinze) pessoas em cada grupo de visitantes.

Não perca a chance de conhecer parte do acervo de obras de arte do Ministério das Relações Exteriores e uma das obras primas de Oscar Niemeyer.

 

AGENDAMENTO

Para agendar visitas é necessário fornecer as seguintes informações:

* Dia, horário e idioma desejado (português/inglês/francês);

* Quantidade de visitantes;

* Nome e número de telefone móvel de um dos visitantes.

 

IMPORTANTE

Informamos que, em dias úteis, não é permitida a entrada de visitantes trajando bermudas, regatas, shorts, minissaias, minivestidos, chinelos.

Lembramos ainda que, por razões de serviço do Ministério das Relações Exteriores (cerimônias ou eventos no palácio), as visitas podem ser suspensas a qualquer momento, sem aviso prévio.


 


Reportar erro
Pesquisa:
 
 
Fim do conteúdo da página
Palácio do Itamaraty