Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1970, o Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores. Durante a concepção do projeto, coube ao Embaixador Wladimir Murtinho transmitir ao arquiteto as necessidades que precisariam ser atendidas, a parceria tão bem sucedida que, até hoje, não foi necessário fazer qualquer modificação estrutural no edifício. O cálculo estrutural, que permitiu a realização de impressionante vão-livre, foi realizado pelo engenheiro Joaquim Cardoso.

O Palácio Itamaraty foi concebido como edifício que serviria ao propósito de apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e, portanto, foi construído apenas com materiais nacionais e seus salões abrigam obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros – como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Maria Martins, Mary Vieira, Iberê Camargo, Ione Saldanha, Rubem Valentim, Sérgio de Camargo e Tomie Ohtake. O paisagismo é autoria de Roberto Burle Marx.

Palácio Itamaraty 


Visitação pública ao Palácio Itamaraty

Por motivos de força maior, a visitação estará suspensa a partir do dia 15 de setembro, por tempo indeterminado.

 

FILMAGENS E SESSÕES FOTOGRÁFICAS PROFISSIONAIS

Para agendar e realizar filmagens e sessões fotográficas profissionais, é necessário pedir autorização ao Departamento de Administração e Logística.

Em casos de filmagens e sessões fotográficas profissionais, preencha o formulário de solicitação e o termo de autorização para uso de imagem e encaminhe ambos documentos para da@itamaraty.gov.br

Filmagens jornalísticas por emissoras de tv no saguão térreo do Palácio podem ser solicitadas diretamente ao Departamento de Comunicação Social pelo endereço imprensa@itamaraty.gov.br

Filmagens e ensaios fotográficos para eventos particulares, como casamentos, festa de 15 anos, etc, não são permitidos.

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE INGRESSO

Pesquisa:
Palácio do Itamaraty
Fim do conteúdo da página