Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

No caso de expedientes produzidos antes de 1 de janeiro de 2000, por não estarem oficialmente disponíveis em meio eletrônico, mas somente em formato impresso, deverão ser seguidas as regras de consulta ao acervo histórico, isto é, mediante pesquisa presencial, pessoalmente ou por procurador.

A memória documental do Itamaraty encontra-se sob os cuidados do Arquivo Histórico do Itamaraty, localizado no Escritório de Representação deste Ministério na cidade do Rio de Janeiro, e do Arquivo Central, situado em Brasília. A guarda da documentação está distribuída entre essas duas unidades segundo o ano de sua produção.

A documentação produzida entre 1808 e 1959 está armazenada no Arquivo Histórico do Itamaraty, no Rio de Janeiro. O acesso a esse acervo bibliográfico, iconográfico, documental e cartográfico deve ser agendado mediante o endereço eletrônico arquivo.ererio@itamaraty.gov.br

Toda a documentação histórica a partir de 1960 se encontra sob a responsabilidade do Arquivo Central da Secretaria de Estado das Relações Exteriores, em Brasília. O agendamento da consulta a esses expedientes deve ser feito por meio do endereço de correio eletrônico pesquisa.cdo@itamaraty.gov.br

Em razão de inexistirem, no momento, versões digitais dessa documentação e de perfazerem complexa massa documental, de grande volume, é tecnicamente inviável a realização de pesquisa por outra via que não a presencial, seja pessoalmente, seja por meio de procurador.

Fim do conteúdo da página