Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Artista plural, Fayga Ostrower (1920-2001) criou gravuras, aquarelas, desenhos, ilustração de livros e poemas, capas de livros, estampas de tecidos, joias e

painéis esmaltados para a arquitetura. Conjugou à sua atividade artística a reflexão teórica sobre a arte, presente em livros e tratada em palestras pelo mundo afora. Trata-se de uma figura especial e de uma obra singular.

Em sua atividade artística de mais de meio século, Fayga Ostrower teve na gravura seu meio preferencial de expressão. Partindo de uma figuração realista, a gravadora operou transformações próprias à arte moderna, na qual o conteúdo da obra fixa- se no seu próprio formar. Penetrou no território da arte abstrata, tornando-se pioneira da abstração expressiva no campo da gravura, entre nós. Além de uma retomada de caminho artístico, deu início a um projeto estético com o qual concretizou a renovação da gravura brasileira.

No conjunto aqui reunido, estão gravuras criadas entre os anos sessenta e noventa: xilogravuras, serigrafias e litografias. Obras da maturidade de sua produção, nas quais a artista dá primazia à cor como elemento estruturador da imagem. O lirismo que caracteriza sua obra encontra plenitude no tratamento da cor em planos de transparência. O espaço nasce colorido. Múltiplos tons tornam-se acidentes em um espaço em contínua metamorfose, nas diferentes técnicas, presentes nesta mostra.

Quando adentrou pela via abstracionista nos anos 1950, Fayga introduziu uma numeração- título, com quatro dígitos, para a identificação de suas obras, Por exemplo, em 6103, introduz o tempo histórico (1961) que testemunha a sua ação enquanto artista (a terceira gravura criada no respectivo ano). Formando uma totalidade, esses tempos registrados por números enlaçam-se possibilitando a imersão da gravura – espaço de poesia- no território que acolhe as realizações humanas.

Maria Luisa Tavora
Novembro de 2018


Catálogo da exposição

Fim do conteúdo da página