Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 
Diplomatas promovem os interesses brasileiros no plano internacional, fortalecendo os laços de cooperação do Brasil com seus parceiros externos, e prestam assistência aos brasileiros no exterior.
 
Ao longo de sua carreira, um diplomata poderá se ocupar de assuntos tão diversos como direitos humanos, temas sociais, meio ambiente, educação, energia, paz e segurança, promoção comercial, temas financeiros, cooperação para desenvolvimento, promoção da cultura brasileira, cooperação educacional, cerimonial e protocolo, dentre outros. Além de negociar em nome do Brasil com todos os 194 países com os quais mantemos relações, o diplomata também poderá representar o país nas diversas organizações internacionais das quais somos membros.
 
Dentre as atividades desenvolvidas por diplomatas estão:
 
  • representar o Brasil perante outros países e organizações internacionais;
  • reunir informações para contribuir à formulação da política externa brasileira,
  • participar de reuniões internacionais e, nelas, negociar em nome do Brasil;
  • promover o comércio exterior brasileiro e atrair turismo e investimentos;
  • promover a cultura e os valores do povo brasileiro;
  • prestar assistência consular aos compatriotas no exterior.
 
Ao desenvolver atividades consulares, o diplomata apoiará e orientará brasileiros estudantes, vítimas de desastres naturais, violência doméstica ou urbana, presos e desvalidos. Também lhe caberá lavrar atos notariais e organizar as eleições no exterior.
 
O ingresso na carreira diplomática se dá mediante concurso realizado pelo Instituto Rio Branco – órgão do Itamaraty encarregado da seleção, do treinamento e aperfeiçoamento de diplomatas. O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata vem sendo realizado anualmente desde 1946.
 
O diplomata ingressa na carreira no cargo de Terceiro-Secretário. Com base em critérios objetivos e em merecimento, poderá ser promovido a Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador).
 
 
 

Reportar erro
Pesquisa:
 
 
Fim do conteúdo da página