Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O Foro de Cooperação América Latina - Ásia do Leste (FOCALAL) é um mecanismo informal, criado em 1999

com o objetivo de aumentar as oportunidades de diálogo e de cooperação entre a América Latina e a Ásia do Leste. Congrega 36 países: 20 da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela) e 16 da Ásia do Leste (Brunei, Camboja, China, Singapura, Coreia do Sul, Filipinas, Indonésia, Japão, Laos, Malásia, Mongólia, Myanmar, Tailândia, Vietnã, Austrália e Nova Zelândia).

Seu nível mais elevado de interlocução é a Reunião de Ministros das Relações Exteriores, sediada a cada dois anos, de maneira alternada, na América Latina e na Ásia do Leste. Até o momento, já ocorreram 9 reuniões ministeriais:

  • Santiago, Chile, março de 2001;
  • Manila, Filipinas, janeiro de 2004;
  • Brasília, Brasil, agosto de 2007;
  • Tóquio, Japão, janeiro de 2010;
  • Buenos Aires, Argentina, agosto de 2011;
  • Bali, Indonésia, junho de 2013;
  • São José, Costa Rica, agosto de 2015;
  • Busan, Coréia do Sul, agosto de 2017; e
  • São Domingos, República Dominicana, novembro de 2019.

Reuniões de Altos Funcionários são realizadas duas vezes por ano, para debater as atividades do foro. O mecanismo ainda tem o auxílio de um secretariado virtual e de dois países coordenadores regionais, escolhidos a cada dois anos. As iniciativas no âmbito do FOCALAL caracterizam-se pelo baixo custo operacional e pela flexibilidade e são levadas a cabo por grupos de trabalho. O FOCALAL tem promovido também a realização de foros empresariais.

Desde 2017, está em operação o Fundo FOCALAL, que visa a financiar projetos que promovam a cooperação inter-regional, especialmente em comércio e investimentos. O Fundo é gerido pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e pela Comissão Econômica e Social para a Ásia e o Pacífico (CESAP).

Os eventos mais recentes do mecanismo foram a XX Reunião de Altos Funcionários e a IX Reunião de Ministros de Relações Exteriores (São Domingos, novembro de 2019), que passaram em revista as atividades dos grupos de trabalho e do Fundo FOCALAL e discutiram formas de aprimorar a cooperação do foro. À margem desses encontros, foi realizado mais uma edição do fórum empresarial do FOCALAL, que ampliou oportunidades de contato e negócios entre empresários de ambas as regiões.

A X Reunião de Ministros de Relações Exteriores do FOCALAL ocorrerá em 2021, em país ainda a ser definido.

 

Fim do conteúdo da página