Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 
Os avanços sociais alcançados pelo Brasil nos últimos foram reconhecidos internacionalmente e despertaram interesse de outros países pelas políticas públicas brasileiras. O Brasil é percebido como capaz de liderar uma agenda criativa e inovadora sobre temas sociais no plano internacional. A cooperação em tecnologias sociais é tema de interesse dos nossos parceiros, especialmente na América Latina e Caribe e na África.
 
Além de exprimirem e projetarem nossos valores no plano internacional, as parcerias e compromissos internacionais contribuem para aperfeiçoar as políticas públicas nacionais nesse campo, proporcionando melhorias concretas na vida dos cidadãos.
 
No sistema das Nações Unidas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) coordena os trabalhos relacionados à saúde. Dentre as diversas atribuições da OMS estão: liderar os debates sobre temas como saúde global, doenças não-transmissíveis e HIV/AIDS; promover a pesquisa em saúde; estabelecer normas e padrões; fornecer apoio técnico aos Estados; e atuar na prevenção, avaliação, monitoramento e combate a pandemias. A Organização Panamericana da Saúde (OPAS) é o Escritório Regional para as Américas da OMS, integrando simultaneamente os sistemas da OEA e da ONU.
 
Criada em 1919, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) desempenha papel central na formulação e aplicação das normas internacionais nesse campo. O "trabalho decente", conceito formalizado em 1999, sintetiza a missão de promover oportunidades para que todos tenham um trabalho produtivo e de qualidade – condição fundamental para superar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais, garantir a governabilidade democrática e promover o desenvolvimento sustentável.
 
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é o órgão da ONU responsável por promover o desenvolvimento e trabalhar para eliminar a pobreza no mundo. Entre outras atribuições, cabe ao PNUD a coordenação e o monitoramento da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).
 
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), criado em 1969, é a principal entidade da ONU na área de população e desenvolvimento. A Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo em 1994, aprovou o "Programa de Ação do Cairo", que se transformou na pedra fundamental do trabalho do UNFPA.

Reportar erro
 
 
Fim do conteúdo da página