Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Realizada em Bali (Indonésia) em dezembro de 2013, a IX Conferência Ministerial da OMC levou à conclusão de um pacote antecipado de resultados para a Rodada. Ao aprovar os primeiros acordos negociados na OMC desde sua criação, revitalizou a vertente normativa da Organização e, assim, reabriu o caminho para a atualização e fortalecimento do sistema multilateral de comércio.
 
Os resultados da Conferência Ministerial de Bali foram amplamente positivos para o Brasil. O acordo de Facilitação de Comércio, de grande interesse para o empresariado e para o governo brasileiros, impulsionará reformas que já estão sendo implementadas no País e facilitará o acesso de nossos produtos a mercados em todo o mundo, ao simplificar e desburocratizar procedimentos aduaneiros.
 
Em agricultura, foram aprovadas regras para o preenchimento automático de quotas tarifárias, de grande importância para exportadores agrícolas, além de Declaração que recoloca a eliminação de todas as formas de subsídio à exportação no centro das negociações da OMC. A Organização reconheceu a legitimidade dos programas de segurança alimentar no mundo em desenvolvimento, permitindo a manutenção de políticas de estoques públicos, acompanhadas por salvaguardas que previnem distorções comerciais.
 
Além disso, a Conferência Ministerial pôs fim a anos de paralisia da Rodada Doha e mandatou a OMC a preparar, nos próximos doze meses, programa de trabalho para a retomada das negociações, com foco nos temas centrais da Rodada, de interesse primordial para o Brasil, sobretudo agricultura.
Fim do conteúdo da página