Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

A Ouvidoria do Serviço Exterior é responsável por receber os seguintes tipos de manifestações sobre as atividades do Ministério das Relações Exteriores (MRE):

  • SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pelo MRE.

  • ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido pelo MRE.

  • SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIAS: requerimento de adoção de providência por parte do MRE.

  • RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço prestado pelo MRE.

  • DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito no âmbito do MRE, cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

  • SIMPLIFIQUE: solicitação para simplificar serviços prestados pelo MRE.

 

Perguntas frequentes

Caso esteja buscando atendimento relativo a um dos temas a seguir, sugerimos os seguintes links:
 
Dúvidas sobre serviços consulares
Para dúvidas sobre serviços prestados pelas Embaixadas e Consulados do Brasil, tais como:
  • emissão de passaportes
  • certidões e declarações
  • legalização de documentos
  • visto para estrangeiros
  • agendamentos, etc.
Consulte a própria representação brasileira no exterior. Para lista contendo os sites de todas as Embaixadas e Consulados do Brasil em outros países, acesse o link a seguir: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/rede-consular  
 
 
Assistência a brasileiro no exterior
Para saber como solicitar assistência consular no exterior, clique no link a seguir:http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/solicitando-assistencia  
 
 
Legalização de documentos no Brasil
Para dúvidas sobre legalização de documentos no Brasil, clique no link a seguir:http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/legalizacao-de-documentos  
 
 
Dúvidas sobre viagens ao exterior
Para informações sobre vistos, vacinas e outras exigências para brasileiros em viagem a outros países, bem como sobre trabalho, estudo ou imigração para países estrangeiros, acesse o link a seguir:http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/antes-de-viajar  
 
 
Outros tipos de atendimento consular
Para outros assuntos consulares, clique no link a seguir: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/ 

   

 

Pedidos de acesso a informação

Caso queira enviar um pedido de acesso a informação, por favor acesse a página do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) do Ministério das Relações Exteriores.

 

 

Manifestações de ouvidoria

Caso queira registrar um elogio, sugestão, solicitação de providênciasdenúncia de ato ilícito ou reclamação sobre as atividades do Ministério das Relações Exteriores, acesse o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv). O sistema funciona 24h por dia, e permite acompanhar o andamento de uma manifestação já cadastrada.

 

 

Outros contatos

Para contatos que não sejam um pedido de acesso a informação, elogio, sugestão, solicitação de providências, reclamação ou denúncia de ato ilícito, utilize o formulário Fale Conosco.

 

Pesquisa:
Fim do conteúdo da página