Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ministro Sarquis José Buainain Sarquis 

 

Sarquis José Buainain Sarquis é formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é mestre e doutor em economia pela London School of Economics (LSE).

Ingressou no serviço exterior em 1991 e, durante sua carreira como diplomata, ocupou diversos cargos, em particular, na área da diplomacia econômica, comercial e financeira. Sarquis foi responsável por negociações e análise de política econômica, nas áreas de comércio internacional e investimentos, finanças e desenvolvimento. Representou o governo brasileiro em variadas reuniões e conferências intergovernamentais na OCDE, na OMC, no Banco Mundial, no FMI e nas Nações Unidas.

Durante sua carreira diplomática, Sarquis serviu nas Embaixadas do Brasil em Londres (1997-2000) e Berlim (2001-2003). Também foi Ministro-Conselheiro para Assuntos Econômicos e da OCDE na Embaixada do Brasil em Paris (2009-2014), bem como Ministro-Conselheiro na Embaixada em Tóquio (2014-2017).

Antes de assumir o cargo de Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores (2020), ele foi Vice-Presidente de Risco, Pesquisa, Estratégia e Parcerias do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) em Xangai (2018-2020 )

Sarquis lecionou e desenvolveu pesquisa científica nas áreas de macroeconomia, crescimento, desenvolvimento, comércio, investimento e finanças internacionais. Recebeu prêmios de pesquisa, como o Prêmio Gilbert de Botton em Economia Financeira.

Nascido em Resende, no estado do Rio de Janeiro, em 8 de dezembro de 1966, Sarquis é casado e tem dois filhos.


 +55 61 2030-8779


Reportar erro

Agenda - Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos

24 de Novembro de 2020

Agenda – Subsecretaria-Geral de Assuntos Econômicos e Financeiros (SGEF)

Segunda-feira, 19/09/2016   

 

 .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página