Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 
meteoro for web
 

O que faz o Itamaraty?

O Ministério das Relações Exteriores (ou Itamaraty) é o órgão do Poder Executivo responsável pela política externa e pelas relações internacionais do Brasil, nos planos bilateral, regional e multilateral. O Itamaraty assessora o Presidente da República na formulação da política exterior do Brasil e na execução das relações diplomáticas com Estados e organismos internacionais.

Com uma rede de mais de 220 representações no mundo, o Ministério promove os interesses do País no exterior, presta assistência aos cidadãos brasileiros e dá apoio a empresas brasileiras.

Além disso, o Itamaraty organiza as visitas oficiais ao Brasil de Chefes de Estado e de Governo e demais altas autoridades estrangeiras, bem como prepara e operacionaliza as visitas do Presidente da República, do Vice-Presidente da República e do Ministro das Relações Exteriores a outros países.

 

Estrutura do Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores é integrado por unidades situadas no Brasil e no exterior.

Unidades no Brasil

Com sede em Brasília, a Secretaria de Estado das Relações Exteriores abrange não apenas os órgãos de assistência direta ao Ministro das Relações Exteriores e a Secretaria-Geral das Relações Exteriores, como também nove Subsecretarias-Gerais – e suas respectivas Coordenações, Departamentos e Divisões – e o Instituto Rio Branco. Somam-se a essa estrutura algumas unidades descentralizadas: os nove Escritórios de Representação e as Comissões Brasileiras Demarcadoras de Limites.

Unidades no exterior

A rede de postos abrange 139 Embaixadas, 52 Consulados-Gerais, 11 Consulados, 8 Vice-Consulados, 12 Missões ou Delegações e 3 Escritórios. Às Embaixadas competem funções de representação e negociação de interesses do Governo brasileiro em relação ao país onde estão localizadas. Aos Consulados cabe atender à comunidade brasileira no exterior, bem como à comunidade local.
 

Regimento Interno

Para informações sobre competências legais e estrutura do Ministério das Relações Exteriores, consulte o Regimento Interno da Secretaria de Estado das Relações Exteriores (RISE).


Reportar erro
Pesquisa:
 
 
Fim do conteúdo da página