Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Plano Nacional de Ação sobre Mulheres, Paz e Segurança

Plano Nacional de Ação sobre Mulheres, Paz e Segurança

O Plano Nacional de Ação (PNA) do Brasil foi lançado no dia 8 de março de 2017, no marco das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores,  ...

Indicadores e metas voluntários do Plano Nacional de Ação sobre Mulheres, Paz e Segurança

O Plano Nacional de Ação sobre Mulheres, Paz e Segurança do Brasil prevê que “os Ministérios responsáveis pela execução do presente Plano, em seus respectivos âmbitos, estabelecerão mecanismos de acompanhamento de sua implementação” (p. 63).Por ocasião da revisão do PNA, os ministérios envolvidos nas atividades previstas no documento debateram a possibilidade de elaborar indicadores com vistas a melhor avaliar progressos. Adotados de maneira voluntária e acompanhados de metas não vinculantes, os indicadores servirão como parâmetros para auxiliar no acompanhamento dos resultados

As mulheres nas Forças Armadas brasileiras

O Ministério da Defesa (MD) e as Forças Armadas estão engajados na política do estado brasileiro de promoção dos direitos das mulheres.

As mulheres na diplomacia brasileira

Desde a aprovação da Resolução 1325 (2000) pelo CSNU, a participação de mulheres diplomatas na prevenção e resolução de conflitos e na construção da paz, inclusive em posições de liderança, passou a constituir parte integrante da efetivação da agenda MPS.

Resoluções

A agenda de Mulheres, Paz e Segurança compõe-se de oito resoluções adotadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).

Publicações

A agenda de Mulheres, Paz e Segurança das Nações Unidas gera reflexão de acadêmicos e de membros de organizações internacionais e organizações não

Rede de Pontos Focais Nacionais sobre Mulheres, Paz e Segurança

O Brasil é membro fundador da Rede de Pontos Focais Nacionais sobre Mulheres, Paz e Segurança criada em 2016 pela Espanha, em conjunto com a Alemanha e a Namíbia, em evento à margem do Debate Geral da 71ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Bertha Lutz

Conheça a biografia de Bertha Lutz

Mulheres Especialistas Civis

A maior presença de servidores e especialistas civis brasileiros, especialmente mulheres, em operações de manutenção da paz, em missões políticas especiais, e em funções relacionadas à paz e à segurança internacional no Secretariado da ONU, é interesse da política externa brasileira.

Fim do conteúdo da página