Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
114

O Ministro Antonio de Aguiar Patriota visita a Mauritânia em 25 e 26 de abril. Trata-se da primeira visita de um Ministro das Relações Exteriores brasileiro ao país.

A visita será oportunidade para a consolidação do processo de aproximação iniciado com a decisão recíproca, em 2007, de abertura de Embaixadas residentes. A Embaixada mauritana em Brasília funciona desde 2008, enquanto que o governo brasileiro inaugurou sua representação em Nouakchott em 2010.

O Ministro Patriota foi recebido dia 25 pelo Presidente da República Islâmica da Mauritânia, Mohamed Abdel Aziz e manterá reunião de trabalho com o Chanceler Hamadi Ould Hamadi e outras autoridades locais para examinar possibilidades de investimento e de desenvolvimento das relações comerciais, bem como de cooperação técnica, humanitária e militar.

Durante a visita serão assinados acordos bilaterais sobre cooperação na área de aquicultura e formação em agricultura, além de acordo que cria comissão mista bilateral e outros que facilitam as relações diplomáticas bilaterais.

Desde 2003, o crescimento do comércio bilateral foi de 400%. O Brasil já é o quinto principal exportador para a Mauritânia, destacando-se produtos como açúcar, trigo e pneus. O principal eixo rodoviário do país – a “rota da esperança”, que tem 1.100 km e liga Nouakchott à cidade de Néma – foi construída por empresa brasileira.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Mauritânia

Fim do conteúdo da página