Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
34

O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, presidiu a sessão de abertura da VI Reunião do Grupo de Trabalho Interministerial sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. A reunião, realizada no Palácio Itamaraty hoje, dia 09 de fevereiro, contou com a participação da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Sra. Tereza Campello, da Ministra-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Sra. Ideli Salvatti, do Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Dr. Francisco Gaetani, e do Secretário-Executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Sr. Laudemir Müller.

O encontro ministerial tratou da coordenação brasileira para a etapa final das negociações nas Nações Unidas sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, que inclui a definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda Pós-2015 representa o conjunto de esforços globais para a erradicação da pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável, incluindo ações nacionais e compromissos para a cooperação internacional.

Os ODS, cuja criação foi decidida na Conferência Rio+20, em 2012, constituem o cerne da Agenda e darão continuidade aos trabalhos em torno dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que se encerram em 2015. A proposta em negociação inclui 17 objetivos nas dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.

O Brasil tem participado ativamente das discussões sobre a Agenda Pós-2015 e mantido exercício de coordenação nacional para construção das posições brasileiras. Na etapa final das negociações, o Brasil continuará o seu engajamento, em particular, para a definição de meios para apoiar os países em desenvolvimento na implementação dos ODS, incluindo financiamento, transferência de tecnologia e capacitação de recursos humanos.

Fim do conteúdo da página