Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
22

A Presidenta Dilma Rousseff participará, nos dias 28 e 29 de janeiro, em São José, Costa Rica, da III Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). A Cúpula será oportunidade para os Chefes de Estado e de Governo da região definirem novas diretrizes para a coordenação política e a cooperação desenvolvidas no âmbito da CELAC.

Durante a Presidência Pro Tempore da Costa Rica, o Brasil promoveu duas reuniões da CELAC, sobre agricultura familiar e promoção da igualdade racial, temas fundamentais para os esforços regionais de redução da pobreza e da desigualdade social.

No início deste mês, deu-se início à nova plataforma de cooperação entre os países latino-americanos e caribenhos e a China, com a realização da I Reunião do Foro CELAC-China, em Pequim. O Foro foi lançado em reunião sediada pelo Brasil, em julho passado.

Ao término da Cúpula, a Costa Rica transferirá a Presidência Pro Tempore da CELAC ao Equador.

A corrente de comércio entre o Brasil e os países latino-americanos e caribenhos mais do que quadruplicou no período 2002-2014, passando de aproximadamente US$ 20 bilhões, em 2002, para US$ 83,7 bilhões, em 2014. O comércio do Brasil com os países da CELAC corresponde a 18,5% das trocas comerciais brasileiras com o mundo.

Fim do conteúdo da página