Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
2

O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, participará, nos dias 8 e 9 de janeiro, em Pequim, da I Reunião dos Ministros das Relações Exteriores do Foro CELAC-China. Será a primeira participação do Ministro Mauro Vieira em um encontro multilateral como Chanceler do Brasil.

O Foro CELAC-China foi lançado, simbolicamente, na Cúpula de Brasília de Líderes da China e de Países da América Latina e Caribe, realizada em 17 de julho de 2014. A constituição do Foro CELAC-China nasceu de uma proposta chinesa à região, aceita pelos países latino-americanos e caribenhos na II Cúpula da CELAC (Havana, 27 de janeiro de 2014).

O Foro CELAC-China é um mecanismo de cooperação que visa a aprofundar a relação política, econômica e cultural entre os países da América Latina e do Caribe e a China, além de constituir instância para que os países participantes dialoguem sobre temas de interesse comum da agenda internacional.

As relações comerciais entre a América Latina e Caribe e a China cresceram substancialmente nos últimos anos. Entre 2003 e 2013, a corrente de comércio entre a região e a China cresceu quase nove vezes (de US$ 29 bilhões para US$ 259,6 bilhões).

 

Fim do conteúdo da página