Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
95

2014 95 ChinaO Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Wang Yi, realiza visita a Brasília em 25 de abril, para co-presidir, com o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, a sessão inaugural do Diálogo Estratégico Global Brasil-China.

O Diálogo Estratégico Global foi estabelecido em 2012, no contexto da elevação das relações bilaterais ao nível de Parceria Estratégica Global. O mecanismo prevê reuniões anuais entre os Ministros das Relações Exteriores, nas duas capitais, para tratar de temas da agenda sino-brasileira, em suas vertentes bilateral e plurilateral.

Esta primeira sessão do Diálogo Estratégico Global servirá também para a preparação da Visita de Estado do Presidente Xi Jinping a Brasília e da VI Cúpula do BRICS, em Fortaleza. Esses importantes eventos coincidem com a comemoração, em 2014, dos 40 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil. Em 2013, as trocas comerciais bilaterais alcançaram US$ 83,3 bilhões, com superávit brasileiro de US$ 8,7 bilhões. Os dois países mantêm importantes fluxos de investimentos bilaterais, nos setores de comércio, indústria e serviços. Nos últimos anos, o Brasil tem-se posicionado como o quarto principal destino de investimentos estrangeiros chineses no mundo.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-China

Fim do conteúdo da página