Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
243

O Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, receberá o Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Nigéria, Olugbenga Ayodeji Ashiru, em 15 de julho de 2013, em Brasília. É sua segunda visita ao Brasil desde que assumiu a Chancelaria nigeriana, em julho de 2011; em 2012 acompanhou o Presidente Goodluck Jonathan ao Brasil, por ocasião da Cúpula Rio+20.

Os Ministros passarão em revista os principais temas da agenda bilateral, com destaque para o Mecanismo de Diálogo Estratégico criado durante a visita da Presidenta Dilma Rousseff a Abuja, em fevereiro último. O Mecanismo prevê realização de encontros anuais chefiados pelos Vice-Presidentes de cada país. Temas como agricultura, energia, infraestrutura, comércio e investimentos poderão fazer parte da primeira reunião, a realizar-se este ano. Ao Brasil interessa, em particular, estimular o comércio com a Nigéria, a segunda maior economia do continente africano.

Os Chanceleres também examinarão temas regionais e multilaterais, com destaque para a cooperação no âmbito da Cúpula América do Sul-África (ASA), cuja criação deveu-se, em grande medida, a iniciativa de Brasil e Nigéria.

O fluxo comercial bilateral cresceu significativamente nos últimos dez anos, crescendo mais de cinco vezes no período, de US$ 1,6 bilhão para US$ 9,1 bilhões. A Nigéria representa cerca de 35% do comércio do Brasil com o continente africano.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Nigéria

 

Fim do conteúdo da página