Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
222

O Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, realizará visita a Bratislava em 30 de junho de 2013. Trata-se da primeira visita bilateral de um Chanceler brasileiro ao país e da primeira visita de alta autoridade do Brasil à Eslováquia desde 2002.

Em reunião de trabalho, o Ministro Patriota e o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus da Eslováquia, Miroslav Lajčák, examinarão iniciativas para impulsionar as consultas políticas e os fluxos de comércio e investimento entre os dois países, assim como para intensificar parcerias nas áreas de educação, cultura, energia e defesa.

Serão examinadas, igualmente, questões da agenda de paz e segurança internacionais, como a situação nos Bálcãs e a reforma da governança política global. A Eslováquia apoia o pleito brasileiro de integrar permanentemente um Conselho de Segurança reformado.

Em 2012, o fluxo comercial entre Brasil e Eslováquia atingiu US$ 171 milhões. Apesar da contração de 10,1% do volume de comércio em relação a 2011, as exportações brasileiras mantiveram o ritmo de crescimento observado desde 2009 – tendo superado, no ano passado, o montante de US$ 32,5 milhões. A pauta de trocas se concentra em produtos manufaturados

O Brasil estabeleceu relações diplomáticas com a Eslováquia imediatamente após sua independência, em 1993 – ano em que foi inaugurada a Embaixada da Eslováquia em Brasília. O Brasil mantém Embaixada em Bratislava desde 2008.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Eslováquia

Fim do conteúdo da página