Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
386

O Governo brasileiro acolheu com grande satisfação a eleição, hoje, por aclamação, do Embaixador brasileiro Luiz Filipe de Macedo Soares ao cargo de Secretário-Geral do Organismo para a Proscrição de Armas Nucleares na América Latina e no Caribe (SG-OPANAL). O mandato é de quatro anos, devendo iniciar-se em janeiro de 2014.

O Brasil atribui elevada importância ao OPANAL, organismo encarregado de assegurar o pleno cumprimento do Tratado de Tlatelolco, de 1967, o primeiro a estabelecer uma zona livre de armas nucleares em área densamente povoada. A eleição do Embaixador Macedo Soares reflete o compromisso do País com a promoção do objetivo do desarmamento nuclear e da consecução de um mundo livre de todas as armas de destruição em massa.

O Embaixador Macedo Soares é diplomata de carreira aposentado e conta com ampla experiência na área do desarmamento e da não proliferação nuclear. Entre 2008 e 2011, foi Representante Permanente do Brasil junto à Conferência do Desarmamento (CD). Nessa função, presidiu a CD em 2010 e chefiou as delegações brasileiras à VIII Conferência de Exame do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, em 2010, e às sessões da I Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas de 2008 a 2010.

Pesquisa:
Fim do conteúdo da página