Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
114-III

Conforme a Decisão do Conselho do Mercado Comum (CMC), por ocasião da Cúpula do MERCOSUL em Brasília, em Dezembro de 2012, no sentido de incentivar e fortalecer a relação entre MERCOSUL e Suriname, realizou-se em Paramaribo, em 10 de abril de 2013, visita do Alto-Representante Geral e de Delegação do MERCOSUL, com vistas a discutir os passos e diretrizes para a adesão do Suriname na qualidade de Estado Associado.

A Delegação do MERCOSUL fez apresentação sobre o arcabouço institucional, as relações comerciais e os fluxos de comércio do Bloco. As autoridades do MERCOSUL e do Suriname analisaram questões relativas à estrutura e ao funcionamento do Bloco, bem como os requisitos, direitos e obrigações de um Estado Associado.

A Delegação do MERCOSUL comprometeu-se a encaminhar ao Suriname, até 26 de abril, minuta de Acordo-Marco de Associação ao Bloco, abordando matérias políticas, econômicas, comerciais, culturais, de desenvolvimento produtivo e de outras áreas de cooperação.

As partes concordaram em se empenhar nas negociações para concluir o Acordo-Marco de Associação até a próxima Cúpula do MERCOSUL, em Montevidéu, em junho de 2013.

Fim do conteúdo da página