O Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, receberá seu homólogo do Suriname, Winston Lackin, em Brasília, no dia 18 de fevereiro. No encontro, os Chanceleres avaliarão relevantes projetos conjuntos de cooperação e integração, incluindo iniciativas em áreas como educação, saúde e agricultura e a eventual interconexão elétrica entre os dois países. Serão tratados, ainda, temas regionais, como a futura Presidência pro tempore surinamesa da UNASUL e a realização da Cúpula Brasil-CARICOM.
Em momento de fortalecimento da integração e da identidade sul-americana, o Suriname tem-se voltado cada vez mais para os seus vizinhos, aproximando-se do MERCOSUL e abrindo novas oportunidades para a integração regional. Bilateralmente, as relações experimentam momento de intensificação, do qual são exemplos a recente abertura do Consulado do Suriname em Belém e o estabelecimento de rota direta de transporte marítimo entre os dois países.
As relações comerciais entre Brasil e Suriname evoluíram de forma significativa nos últimos anos. Entre 2002 e 2012, o intercâmbio entre os dois países aumentou em 480%, passando de US$ 10,7 milhões para US$ 62,1 milhões.
Redes Sociais Topo