Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
269

O Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Georges Chikoti, realizará visita a Brasília em 13 e 14 de novembro de 2012, ocasião em que participará da I Comissão Bilateral de Alto Nível e manterá encontro de trabalho com o Ministro Antonio de Aguiar Patriota. É a terceira visita do Chanceler angolano ao Brasil desde novembro de 2010, quando assumiu o cargo.

Brasil e Angola mantêm Parceria Estratégica desde junho de 2010, quando o mecanismo foi estabelecido por ocasião de visita a Brasília do Presidente José Eduardo dos Santos, e cuja importância foi reiterada em visita a Luanda da Presidenta da República Dilma Rousseff, em novembro de 2011.

Os Chanceleres passarão em revista os principais temas da agenda bilateral e regional, com destaque para temas de cooperação em áreas como educação, saúde, cultura, agricultura, defesa, tecnologia da informação, combate a ilícitos transnacionais e assuntos migratórios e consulares, bem como a situação política na Guiné-Bissau, a próxima reunião de Cúpula do Mecanismo ASA e a revitalização da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS, atualmente presidida por Angola).

No campo econômico, os Ministros avaliarão os esforços para intensificar intercâmbio comercial e investimentos. Empresas brasileiras de construção civil e recursos minerais e energéticos estão entre os maiores investidores externos em Angola. O comércio bilateral evoluiu de forma significativa nos últimos dez anos, com crescimento de 716% de 2002 a 2011, passando de US$ 211 milhões a US$ 1,51 bilhão.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Angola

 

 

Fim do conteúdo da página