Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
222

Será realizada, nos dias 20 e 21 de setembro, no Palácio Itamaraty, a XII Reunião Ministerial do BASIC, para coordenação entre Brasil, África do Sul, Índia e China, sobre as negociações em curso no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e seu Protocolo de Quioto. A reunião terá início com encontros técnicos e de negociadores, no dia 20 de setembro. O encontro de ministros, no dia 21, será co-presidido pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pelo Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota.

As discussões da XII Reunião Ministerial do BASIC favorecerão a aproximação de posições em aspectos substantivos das negociações internacionais, com vistas à próxima Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a realizar-se em Doha, Catar, em novembro e dezembro deste ano.

O BASIC foi criado em 2007, como grupo informal de diálogo sobre as negociações sob a UNFCCC. Desde sua criação, o Grupo vem desempenhando papel importante na construção de entendimento no regime de mudança do clima e na definição de resposta global efetiva e justa para o aquecimento global. A atuação coordenada do BASIC tem estimulado nível maior de ambição no combate à mudança do clima e tem contribuído para o tratamento do apoio financeiro, tecnológico e técnico internacional para ações de mitigação e adaptação em países em desenvolvimento.

Fim do conteúdo da página