Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
138

Criado em 2004, o Fundo objetiva, com base nas capacidades disponíveis nos países do IBAS e em suas experiências nacionais exitosas, apoiar projetos autossustentáveis e reproduzíveis.

Lançou-se, hoje, em Paksane, Laos, projeto de irrigação agrícola do Fundo IBAS, intitulado "Apoio à agricultura irrigada integrada em 2 Distritos Bolikhamxay". Com orçamento de US$ 1,323 milhão, o projeto tem por objetivo o aprimoramento da agricultura irrigada, prejudicada pelos tufões Haima e Nockten (agosto e setembro de 2011), a melhoria da segurança alimentar, a redução da pobreza e a promoção da participação local na gestão dos recursos hídricos.

Além dessa iniciativa, o Fundo concluiu projetos em Cabo Verde, Guiné Bissau, Haiti e Palestina. Executa, atualmente, projetos nos seguintes países: Burundi, Cabo Verde, Camboja, Guiné-Bissau, Palestina, Serra Leoa e Vietnã. Criado em 2004, o Fundo objetiva, com base nas capacidades disponíveis nos países do IBAS e em suas experiências nacionais exitosas, apoiar projetos autossustentáveis e reproduzíveis, atendendo particularmente a demandas de países de Menor Desenvolvimento Relativo (MDRs) ou saídos de conflitos. O Fundo busca, ainda, contribuir para a consecução das Metas do Milênio.

Pelo reconhecimento do êxito de suas iniciativas, o Fundo IBAS recebeu, em 2006, o Prêmio “Parceria Sul-Sul para Aliança Sul-Sul”, concedido pelo PNUD, e, em 2010, o Prêmio “Millennium Development Goals Awards”, outorgado pelo “Millennium Development Goals Awards Committee”, ONG voltada à promoção das Metas do Milênio.

Fim do conteúdo da página