Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
103

O Primeiro-Ministro de Moçambique, Aires Bonifácio Baptista Ali, realizará visita ao Brasil no período de 13 a 18 de abril. Em Brasília, o Senhor Baptista Ali será recebido pelo Vice-Presidente Michel Temer, no dia 17, e manterá encontros com os Ministros de Minas e Energia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No Rio de Janeiro, reunir-se-á com o Presidente do BNDES. Haverá, ainda, encontros com representantes de empresas brasileiras que atuam em Moçambique.

Durante sua estada em Brasília, participará do lançamento da pedra fundamental da nova Embaixada de Moçambique na capital.

O relacionamento econômico bilateral tem crescido, impulsionado pela presença de empresas brasileiras no país. A cooperação brasileira para Moçambique conta com projetos nas áreas de saúde, educação, agricultura, segurança alimentar e energia.

Em 2011, o intercâmbio comercial entre Brasil e Moçambique foi de US$ 85,3 milhões, o que representa crescimento de 101,2% em relação ao ano anterior. As exportações brasileiras de produtos manufaturados representam 56,5% do total.

O Brasil reconheceu a independência de Moçambique no dia de sua proclamação, em 25 de junho de 1975, e estabeleceu Embaixada em Maputo em 1976. A Embaixada de Moçambique em Brasília foi aberta em 1998.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Moçambique

Fim do conteúdo da página