Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
474

O Ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, realizou visita a Brasília no dia 5 de dezembro, ocasião em que manteve encontro de trabalho com o Ministro Antonio de Aguiar Patriota.

Angola atualmente acumula as presidências da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Os dois Chanceleres passaram em revista os principais temas da agenda bilateral e conversaram sobre o andamento dos projetos que foram objeto de decisões dos Chefes de Estado de ambos os países durante a visita da Presidenta Dilma Rousseff a Luanda, em outubro passado.

As conversas se deram no contexto da Parceria Estratégica Brasil-Angola, acordada em junho de 2010. Entre os temas examinados, figuraram educação, saúde, cooperação em agricultura, gestão pública, ciência e tecnologia, energia e indústria. Assuntos migratórios e consulares e o processo de adesão da Guiné-Equatorial como membro pleno da CPLP também foram suscitados.

O intercâmbio comercial entre Brasil e Angola cresceu cerca de 7 vezes nos últimos dez anos. Em 2010, ano em que Angola foi o quinto maior parceiro do Brasil na África, a corrente de comércio bilateral alcançou US$ 1,44 bilhão. De janeiro a outubro de 2011, o intercâmbio comercial foi de US$ 1,143 bilhão.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Angola

Fim do conteúdo da página