Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
440

No contexto do XXIII Comitê de Negociações Birregionais MERCOSUL - União Europeia (CNB), delegações do MERCOSUL e da UE realizaram reuniões de trabalho de 7 a 11 de novembro de 2011, para negociar um futuro Acordo de Associação Birregional entre ambas regiões.

Os Negociadores Chefes de ambas as partes reafirmaram o compromisso de avançar as negociações para alcançar um Acordo de Associação abrangente, equilibrado e ambicioso. Houve negociações nos Pilares Político, Comercial e de Cooperação do Acordo.

No que se refere aos Pilares Político e de Cooperação, atingiu-se avanço em diversas áreas e houve proveitoso intercâmbio de opiniões em muitos temas, o qual contribuiu para melhor entendimento das posições de cada uma das partes.

Com relação ao Pilar Comercial, onze Grupos de Trabalho reuniram-se durante o XXIII CNB e produziram avanços substantivos nos textos normativos do Acordo Birregional, notadamente em Instrumentos de Defesa Comercial (com a finalização do texto de princípios gerais para defesa comercial e salvaguardas globais); Serviços e Investimentos; Regras de Origem; e Aduanas e questões correlatas. Um produtivo intercâmbio de informações também ocorreu em áreas como Compras Governamentais. O estado do avanço em cada Grupo de Trabalho foi revisado no nível dos Negociadores Chefes, que reconheceram a necessidade de progresso em todas as áreas-chave pendentes. Sobre o tema de Desenvolvimento Sustentável, o MERCOSUL apresentou uma proposta escrita, conforme anunciado no último CNB.

Por fim, decidiu-se que a próxima rodada de negociações no âmbito do CNB terá lugar em Bruxelas, Bélgica, de 12 a 16 de março de 2012.

 

 

Fim do conteúdo da página