Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
393

Será realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília, entre os dias 19 e 21 de outubro, a XI Conferência Sul-Americana sobre Migrações (CSM). A CSM celebrou sua primeira reunião em 2000, em Buenos Aires, com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM), que desde então tem desempenhado as funções de Secretaria Técnica do foro.

A CSM busca promover o intercâmbio de informações e boas práticas na área migratória, bem como desenvolver programas e coordenar políticas sobre a matéria entre seus doze países-membros, de modo a garantir a proteção dos direitos humanos, sociais e trabalhistas dos migrantes e a facilitar a circulação de pessoas no âmbito sul-americano. Durante a X Conferência (Cochabamba, 2010), foram aprovados o Plano Sul-Americano de Desenvolvimento Humano das Migrações e a Declaração de Princípios Migratórios, que constituem os principais textos de referência para os trabalhos da CSM.

Como de costume, a Conferência será precedida, nos dias 18 e 19 de outubro, de reunião de representantes da sociedade civil, cujas conclusões serão encaminhadas à consideração dos participantes da XI CSM.

O Diretor-Geral da OIM, Embaixador William Lacy Swing, participará da XI CSM, que incluirá em sua agenda painel comemorativo dos 60 anos de criação da Organização.

Fim do conteúdo da página