Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
371

A Presidenta Dilma Rousseff realizará visita oficial à Turquia entre os dias 6 e 8 de outubro. Na ocasião, manterá encontros de trabalho com o Presidente Abdullah Gül e com o Primeiro-Ministro Recep Tayyip Erdoğan e participará de Seminário Empresarial Brasil–Turquia.

Em maio de 2010, Brasil e Turquia adotaram Plano de Ação para Parceria Estratégica, que envolve iniciativas nas áreas de energia, defesa, cooperação agrícola, ciência e tecnologia e promoção cultural, entre outras.

O diálogo político entre os dois países tem-se intensificado nos últimos anos, como refletido em numerosos encontros de autoridades de alto nível. Brasil e Turquia convergem quanto à defesa do multilateralismo, à busca de soluções diplomáticas para tensões internacionais, à melhor representatividade nas instituições de governança global e ao respeito à diversidade, conforme consagrado na iniciativa da Aliança das Civilizações.

O intercâmbio comercial Brasil e Turquia triplicou desde 2005, atingindo US$ 1,7 bilhão no final de 2010. Em agosto de 2011, a corrente de comércio já ultrapassou o montante de US$ 1,6 bilhão. Encontra-se em negociação a criação de uma área de livre-comércio entre o Mercosul e a Turquia, cujo Acordo-Quadro foi firmado em 2008.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Turquia

Fim do conteúdo da página