Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
358

A Presidenta da República, Dilma Rousseff, realizará visita oficial ao Reino da Bélgica nos dias 3 e 4 de outubro, onde manterá encontro de trabalho com o Primeiro-Ministro Yves Leterme, para tratar de temas bilaterais, regionais e multilaterais, e com o Rei Alberto II. A Presidenta Dilma Rousseff também inaugurará o festival cultural bienal “Europalia”, que nesta 23ª edição terá o Brasil como país homenageado. A última edição do festival foi visitada por mais de um milhão de pessoas.

Há grande potencial na parceria entre Brasil e Bélgica para a cooperação em temas de ciência, tecnologia, inovação e educação. Universidades belgas mantêm programas de pesquisa de ponta em áreas de interesse do Brasil, como a química fina, a farmacêutica e a biotecnologia e já demonstraram disposição em acolher estudantes brasileiros no âmbito do programa “Ciência sem Fronteiras.

A parceria com a Bélgica tem contribuído para o processo de modernização do setor portuário brasileiro. A informatização, a infra-estrutura e o treinamento de pessoal em portos como Santos, Itaguaí, Porto Açu, Itajaí e Rio Grande têm se beneficiado da cooperação com entidades belgas.

As economias do Brasil e da Bélgica apresentam bom desempenho, apesar do quadro de crise econômico-financeira internacional. Esse cenário favorável conduz a oportunidades de intensificação das trocas comerciais e dos fluxos de investimento. O intercâmbio comercial entre Brasil e Bélgica cresceu 26% nos últimos cinco anos, atingindo o montante de US$ 5 bilhões em 2010.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Bélgica

Fim do conteúdo da página