Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
342

1. O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o Ministro Federal para os Negócios Estrangeiros da Alemanha, o Ministro das Relações Exteriores da Índia e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão se encontraram em Nova York, em 23 de setembro de 2011, à margem da 66ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, para trocar impressões sobre a reforma do Conselho de Segurança.

2. Recordando seus comunicados conjuntos anteriores, em particular as declarações de 24 de setembro de 2010 e 11 de fevereiro de 2011, os países do G-4 reiteraram sua visão comum de um Conselho de Segurança ampliado para o século XXI, expandido em ambas as categorias de membros permanentes e não permanentes, tomando em consideração as contribuições feitas por países à manutenção da paz e da segurança internacionais, assim como maior representação dos países em desenvolvimento em ambas as categorias, a fim de melhor refletir as realidades geopolíticas de hoje.

3. Os Ministros discutiram a iniciativa de promover consultas com Estados-membros em relação a um projeto de resolução sobre a expansão do Conselho de Segurança em ambas as categorias de membros e o aperfeiçoamento de seus métodos de trabalho. A iniciativa foi apoiada por ampla coalizão de Estados-membros, de todos os grupos regionais das Nações Unidas. Assim, os Ministros expressaram a opinião de que esse forte apoio deveria ser considerado como a base para maior discussão nas negociações intergovernamentais em andamento para criar o momento necessário a negociações reais entre os Estados-membros neste assunto de tal importância.

4. Os Ministros também saudaram a decisão da Assembleia Geral de começar imediatamente o processo de negociações intergovernamentais no plenário informal da 66a Sessão. Reafirmaram seu pleno apoio às negociações e expressaram sua determinação de trabalhar em estreita cooperação com outros Estados-membros com espírito de flexibilidade e seguir avançando com todos os passos necessários para alcançar um resultado concreto na atual Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Nesse sentido, os países do G-4 esperam trabalhar estreitamente com Sua Excelência Sr. Nassir Abdulaziz Al-Nasser, Presidente da 66a Sessão da Assembleia Geral.

5. Os Ministros uma vez mais se comprometeram a continuar trabalhando em conjunto, a fim de realizar urgentemente a necessária reforma do Conselho de Segurança.

Fim do conteúdo da página