Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
303

O Ministério das Relações Exteriores, em coordenação com o Ministério do Meio Ambiente, está realizando hoje a Reunião de Consultas com a Sociedade Civil Internacional sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

A reunião se insere no marco dos preparativos da Rio+20. Contará com a participação de representantes de vários setores da sociedade civil internacional e brasileira, que discutirão idéias e apresentarão propostas sobre os temas e objetivos da Conferência. Será ainda realizada apresentação sobre aspectos logísticos relacionados à organização da Rio+20.

A Rio+20 celebrará os 20 anos da Rio'92. Deverá estabelecer uma nova agenda para o desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O principal objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso na implementação dos resultados das Cúpulas anteriores sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio, 1992; Joanesburgo, 2002) e do tratamento de temas novos e emergentes. Além disso, a Rio+20 tratará dos seguintes dois temas: “economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “estrutura institucional do desenvolvimento sustentável”.

A proposta brasileira de sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável foi aprovada pelos países-membros das Nações Unidas durante a 64ª Assembléia-Geral. Na qualidade de país-sede e presidente da Conferência, o Brasil trabalhará para que a Rio+20 adote decisões positivas e concretas em favor do desenvolvimento sustentável.

Fim do conteúdo da página