Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
271

O Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, realizará visita oficial à África do Sul em 24 de julho, onde manterá reunião de trabalho com a Ministra de Relações Internacionais e Cooperação, Maite Nkoana-Mashabane.

Em 2010, Brasil e África do Sul estabeleceram parceria estratégica, que envolve ampla gama de temas, desde comércio e cooperação técnica até coordenação sobre governança global. Os dois países ocupam atualmente assentos não permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas, juntamente com a Índia.

Brasil e África do Sul mantêm, igualmente, intensa coordenação diplomática, diversificada agenda de cooperação e vários fóruns de contato entre as respectivas sociedades civis no âmbito do Fórum IBAS (Índia-Brasil-África do Sul). O Fórum financia importantes ações de cooperação Sul-Sul em diversos países da África, Ásia e no Haiti, por meio do “Fundo IBAS de Combate à Fome e à Pobreza”. A África do Sul sediará a próxima cúpula do IBAS, em 18 e 19 de outubro.

Brasil e África do Sul são igualmente membros do BASIC, mecanismo de coordenação de posições na área de mudança do clima, que inclui também a China. A África do Sul acolherá, de 28 de novembro a 9 de dezembro, o Foro sobre Mudança Climática (COP-17/MOP-7). Participam, também, do grupo BRICS.

O comércio bilateral passou de US$ 659 milhões em 2002 para US$ 2,53 bilhões em 2008. A pauta exportadora é diversificada, composta tanto de manufaturas quanto de produtos agrícolas. Em 2010, o Brasil passou a ser o primeiro exportador de bens agrícolas para a África do Sul.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-África do Sul

Fim do conteúdo da página