Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
269

O Ministro Antonio de Aguiar Patriota participará, no dia 22 de julho, em Luanda, da XVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Dentre suas competências, o Conselho, em reuniões anuais, coordena as atividades da CPLP, aprova seu orçamento e formula recomendações à Cúpula de Chefes de Estado e Governo da organização. A próxima Cúpula marcará a transmissão da presidência da CLPL de Angola para Moçambique.

Em 2011, a CPLP completou 15 anos de existência. Ao longo desse período, aumentou consideravelmente o nível de articulação política entre os países do bloco, gerando diálogo aprofundado tanto entre os setores governamentais quanto entre as sociedades civis. Atualmente, Ministérios dos oitos países realizam reuniões setoriais regulares, o que se traduz em ações concretas de cooperação em áreas como saúde pública, agricultura e formação profissional.

Durante a XVI Reunião do Conselho, os Ministros de Estado das Relações Exteriores debaterão a intensificação das relações econômicas entre os Estados membros da comunidade e o papel da CPLP nas Nações Unidas.

Os Chanceleres deverão também aprovar Projetos de Resolução, entre outros temas, sobre o roteiro CPLP-CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental), no âmbito do Programa de reforma do Setor de Segurança e Defesa da Guiné Bissau; a Estratégia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP; e a realização, no Brasil, do Fórum da Sociedade Civil da CPLP.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página