Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
258

O Governo brasileiro saúda a proclamação da Independência da República do Sudão do Sul, no dia 9 de julho de 2011, e manifesta ao povo e ao Governo do mais novo membro da comunidade internacional seus cumprimentos e seus votos de paz e prosperidade.

A Independência do Sudão do Sul é decorrência do Acordo Abrangente de Paz (AAP), assinado em 2005, entre o Norte e Sul do Sudão, o qual pôs fim a quatro décadas de guerra civil entre as duas regiões do país. A criação do novo Estado reflete as aspirações do povo sul-sudanês que, em janeiro último, por meio de referendo popular previsto no AAP, expressou, de forma pacífica e transparente, seu desejo de independência.

O Governo brasileiro reitera sua disposição em cooperar com a República do Sudão do Sul e de contribuir para seu desenvolvimento social e econômico sustentável.

Ciente das questões ainda pendentes entre o novo país e a República do Sudão, o Governo brasileiro manifesta confiança de que as partes possam superar suas diferenças por meio do entendimento e do diálogo e trabalhar de forma conjunta rumo à estabilidade e à prosperidade na região.

O Governo brasileiro fez-se representar na cerimônia de independência pelo Embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, Subsecretário de Assuntos Políticos III do Ministério das Relações Exteriores.

 

 

 

Pesquisa:
Fim do conteúdo da página