Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
255

No contexto do XXII Comitê de Negociações Birregionais (CNB), as delegações do MERCOSUL e da União Europeia realizaram reuniões de trabalho de 4 a 8 de julho de 2011, com vistas a um futuro Acordo de Associação Birregional entre as duas regiões.

Os Negociadores Chefes de ambos os lados reafirmaram o compromisso de avançar nas negociações a fim de alcançar um Acordo de Associação abrangente, equilibrado e ambicioso. Realizaram-se negociações nos pilares político, comercial e de cooperação do Acordo.

Com respeito aos pilares político e de cooperação, alcançou-se progresso em diversas áreas, e houve proveitoso intercâmbio de pontos de vista sobre diversos temas, o que contribuiu para melhor entendimento das posições de cada lado.

Com relação ao pilar de Comércio, onze Grupos de Trabalho reuniram-se durante o XXII CNB e obtiveram considerável avanço nos textos normativos que formarão parte do Acordo Birregional, especialmente nas áreas de Serviços-Investimentos e Solução de Controvérsias. Todos os capítulos foram também revistos no nível de Negociadores Chefes, que transmitiram orientações para os temas pendentes de maior relevância. O tema de Desenvolvimento Sustentável também foi abordado.

As próximas rodadas negociadoras no âmbito do CNB se realizarão em Montevidéu, Uruguai, de 7 a 11 de novembro de 2011, e em Bruxelas, Bélgica, no primeiro trimestre de 2012.

Fim do conteúdo da página