Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
234

O Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), General José Elito Siqueira, chefia a delegação brasileira à Conferência Internacional de Apoio à Estratégia de Segurança da América Central, a ser celebrada na Cidade da Guatemala, nos dias 22 e 23 de junho. Organizado pelo Sistema da Integração Centro-Americana (SICA), o evento contará com a presença de Chefes de Estado e de Governo da todos os países da América Central, além de altos representantes de países convidados, como México, Brasil, Espanha e Estados Unidos.

O acentuado aumento da violência e do crime organizado - especialmente o narcotráfico - levou os países da América Central a adotar estratégia de segurança comum em 2007. A partir de 2010 iniciou-se esforço para atualizar e reforçar essa estratégia, com o apoio de países amigos e de organismos internacionais.

A Conferência Internacional de Apoio à Estratégia de Segurança da América Central tem os objetivos de conscientizar a comunidade internacional sobre a situação da violência na América Central e seus efeitos; obter acesso a fontes adicionais de cooperação e financiamento para projetos de segurança; estruturar modalidades de financiamento para a viabilização de projetos na área de segurança; e criar mecanismos de coordenação, avaliação e acompanhamento da Estratégia.

O Brasil saúda a iniciativa centro-americana e se dispõe a ampliar a cooperação técnica já oferecida aos países da região em matéria de segurança, no entendimento de que os esforços conjuntos e concertados são fundamentais para combater de maneira eficaz o flagelo da violência urbana e da criminalidade transnacional.

 

 

 

Fim do conteúdo da página