Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
220

O Ministro Patriota manterá reunião com o Chanceler e Vice-Presidente Juan Carlos Varela Rodríguez e será recebido pelo Presidente Ricardo Martinelli. Será a primeira visita do Ministro a um país da América Central.

O Ministro Antonio de Aguiar Patriota realizará visita ao Panamá no dia 13 de junho de 2011, onde se reunirá com o Chanceler e Vice-Presidente Juan Carlos Varela Rodríguez e será recebido pelo Presidente Ricardo Martinelli. Será a primeira visita do Ministro Patriota a um país da América Central.

Em virtude da sua localização geográfica e da sua vocação econômica – com ênfase em transporte marítimo, logística portuária, aviação e administração aeroportuária, serviços financeiros e comércio –, as parcerias entre Brasil e Panamá oferecem grande potencial de aprofundamento. A frequência de 50 voos semanais entre os países demonstra as oportunidades no relacionamento entre os países.

O Panamá foi escolhido como sede da Embrapa Américas. Esse escritório tem como objetivo apoiar iniciativas voltadas à segurança alimentar e à produção de alimentos para gerar energia. Há possibilidades de cooperação na área de biocombustíveis. O Panamá recentemente adotou nova legislação prevendo percentual obrigatório de mistura de etanol à gasolina. Também a Eletrobrás anunciou a abertura de escritório no Panamá, para apoiar sua crescente atuação na América Central.

O Panamá é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na América Central e vive momento de expressivo dinamismo econômico, impulsionado por obras públicas, o que cria oportunidades comerciais e de investimentos para empresas brasileiras. Em 2010, o intercâmbio bilateral totalizou US$ 382 milhões, com superávit de US$ 325 milhões para o Brasil.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Panamá

Fim do conteúdo da página