Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
203

A Ministra dos Assuntos Exteriores e da Cooperação da Espanha, Trinidad Jiménez, realizará visita a Brasília no dia 26 de maio, ocasião em que manterá encontro com o Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota.

Os Ministros passarão em revista os principais assuntos da pauta bilateral, como a intensificação das trocas comerciais e incremento da cooperação em diferentes domínios, sobretudo nos campos da educação, da cultura e da ciência e tecnologia. Como desdobramento do “Plano de Ação em Ciência e Tecnologia entre Brasil e Espanha", assinado em fevereiro de 2008, deverão ser discutidas as perspectivas de realização da I Comissão Conjunta Brasil-Espanha de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação, possivelmente ainda no segundo semestre de 2011, em Madri.

Serão tratadas questões migratórias, objeto de Reuniões Consulares de Alto Nível entre os dois países.

Os Ministros trocarão impressões sobre as negociações entre o MERCOSUL e à União Europeia e tratarão, igualmente, de temas atuais da agenda global, com destaque para a situação no mundo árabe.

A corrente de comércio entre Brasil e Espanha, em 2010, foi de US$ 6,6 bilhões, o que representou aumento de 44% em relação a 2009. Trata-se de recorde histórico nas trocas comerciais entre os dois países. Durante o período de 2001 a 2010, o fluxo de investimentos diretos da Espanha para o Brasil totalizou US$ 18,6 bilhões, o que torna o país o quarto maior investidor no Brasil durante o período.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Espanha

Fim do conteúdo da página