Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
180

No marco da XXI Reunião do Comitê de Negociações Birregionais (CNB), as delegações do MERCOSUL e da União Europeia realizaram reuniões de trabalho de 2 a 6 de maio do ano corrente, com vistas a um futuro Acordo de Associação Birregional.

Trata-se da quinta rodada de negociações desde seu relançamento, no marco da Cúpula MERCOSUL- União Europeia, levada a cabo em 17 de maio de 2010 em Madrid.

No XXI CNB, os Negociadores Chefes de ambos os blocos reafirmaram o compromisso de avançar nas negociações a fim de alcançar um Acordo de Associação abrangente, equilibrado e ambicioso. Realizaram-se negociações nos pilares político, comercial e de cooperação do Acordo.
Com respeito aos pilares político e de cooperação, textos normativos foram revisados e intercambiaram-se pontos de vista sobre diversos temas. Alcançou-se progresso substantivo nos textos negociadores.

Onze Grupos de Trabalho do pilar de Comércio reuniram-se durante o XXI CNB e obtiveram considerável avanço nos textos normativos que formarão parte do Acordo Birregional. Para o XXII CNB, ambas as Partes farão uma avaliação dos progressos alcançados em todos os Grupos de Trabalho, a fim de estabelecer prioridades nos temas relevantes que se encontrem pendentes, com vistas à finalização do marco normativo do Acordo. Além disso, as Partes acordaram continuar com os trabalhos internos a fim de apresentar suas ofertas melhoradas de acesso a mercado.

Finalmente, foi confirmada a realização das próximas reuniões do CNB neste ano, que terão lugar em Bruxelas (4 a 8 de julho), e no Uruguai (7 a 11 de novembro).

Fim do conteúdo da página