Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
179

O Ministro Antonio de Aguiar Patriota realizará visita ao Cairo, em 7 e 8 de maio de 2011, quando manterá encontros com o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Egito, Nabil al-Araby, com o Secretário-Geral da Liga dos Estados Árabes, Amr Moussa, e com a Ministra do Planejamento e da Cooperação Internacional, Fawza Aboul Naga.

A visita constituirá oportunidade para retomar o diálogo político com as novas autoridades egípcias e para tratar de temas relativos ao comércio e à cooperação bilateral. Deverão ser discutidos, ainda, o momento atual no Norte da África e no Oriente Médio, os últimos desdobramentos do processo de paz Israel-Palestina e as questões do Sul do Sudão e de Darfur.

O Egito é interlocutor de grande influência no mundo árabe, sede da Liga dos Estados Árabes, e tem envolvimento crescente nas negociações relativas à questão israelo-palestina, do que é demonstração a assinatura, no Cairo, no último dia 4, do acordo de reconciliação entre o Fatah e o Hamas (além de outros 11 grupos políticos palestinos).

Em 2010, o Egito tornou-se o segundo parceiro extra-regional a assinar Acordo de Livre Comércio com o Mercosul. Nesse ano, o Egito despontou como terceiro maior parceiro comercial do Brasil na África e o principal destino das exportações brasileiras para aquele continente. O intercâmbio comercial foi de US$ 2,13 bilhões e as exportações brasileiras, de US$ 1,96 bilhão.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Egito

Fim do conteúdo da página