Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
159

O Ministro Antonio de Aguiar Patriota mantém reunião de trabalho, em 25 de abril, com a Secretária-Geral-designada da UNASUL, María Emma Mejía. Constam da agenda do encontro as prioridades do Brasil para a Organização no ano de 2011 – em especial em matéria de infraestrutura, combate ao problema mundial das drogas e consolidação institucional – e os planos da Secretária-Geral-designada para seu mandato.

A visita ao Brasil insere-se no contexto de périplo que a Secretária-Geral-designada vem realizando aos países sul-americanos para consultas prévias a sua homologação no cargo, prevista para 9 de maio próximo.

María Emma Mejía, ex-Chanceler da Colômbia, foi indicada para a função pelos Ministros das Relações Exteriores da América do Sul em 11 de março, em reunião no Equador na qual se celebrou a entrada em vigor, naquela data, do Tratado Constitutivo da UNASUL. Na ocasião, foi aprovada fórmula segundo a qual o mandato de dois anos de Secretário-Geral da Organização será dividido, em iguais períodos de um ano, entre a ex-Chanceler Mejía e o Ministro de Energia Elétrica da Venezuela, Alí Rodríguez.

Em Brasília, a Secretária-Geral-designada da UNASUL cumprirá programa de trabalho que inclui, também, encontros com outros interlocutores do Executivo, com parlamentares, com o Secretário-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (organismo internacional sediado na capital brasileira) e com a Chefe do Escritório no Brasil da Corporação Andina de Fomento. Em seguida, viajará ao Rio de Janeiro, onde manterá contatos com representantes da sociedade civil e, no dia 28 de abril, participará, no Palácio Itamaraty, de reunião do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), presidida pela Ministra do Planejamento.

Pesquisa:
Fim do conteúdo da página