Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
126bis

Realizou-se em Brasília, entre os dias 23 e 24 de março, a II Reunião da Comissão Mista de Coordenação Brasil-Zâmbia.

As delegações brasileira e zambiana, chefiadas, respectivamente, pelo Embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, Subsecretário-Geral para Assuntos Políticos III, e pelo Senhor Dominic Sichinga, Secretário Permanente do Ministério das Comunicações e dos Transportes, reuniram-se com o objetivo de fazer intercâmbio de informações, avaliação do atual estágio dos diversos projetos e programas que compõem a agenda de cooperação bilateral e discutir novas ações possíveis.

Além de discutir temas que já integram a agenda Brasil-Zâmbia, como saúde, esporte, educação, biocombustíveis, comércio e combate à fome, as delegações brasileira e zambiana aproveitaram a ocasião para uma troca de informações em novas áreas, como as de energia elétrica, ciência e tecnologia e desenvolvimento urbano.

Durante o evento foi assinado o Projeto “Fortalecimento do Plano Estratégico Nacional para HIV/AIDS”, em conformidade com o Ajuste Complementar assinado em 2010, que promoverá iniciativas de capacitação dos profissionais de saúde e auxiliará no desenvolvimento de políticas públicas de combate ao HIV na Zâmbia.

Ainda no primeiro semestre de 2011 deverá ser realizada missão da ABC à Zâmbia, a ser integrada por representantes de várias áreas, entre as quais alimentação escolar, agropecuária e energia. A missão deverá dar seguimento aos projetos de cooperação já acordados, bem como realizar prospecção “in loco” sobre novas áreas que poderão vir a ser objeto de novas iniciativas de cooperação bilateral.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Zâmbia

Fim do conteúdo da página