Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
119bis

No contexto do XX Comitê de Negociações Birregionais (XX CNB), o MERCOSUL e a União Europeia reuniram-se em Bruxelas entre 14 e 18 de marco de 2011, para uma rodada de negociações sobre o futuro Acordo de Associação entre ambas regiões.

Ambos os lados reafirmaram seu compromisso de negociar um Acordo de Associação abrangente, equilibrado e ambicioso.

Essa foi a quarta rodada desde o anúncio oficial de relançamento das negociações birregionais na Cúpula MERCOSUL-UE de Madri, em 17 de maio de 2010.

Onze Grupos de Trabalho se reuniram durante o XX CNB. As discussões permitiram progresso na parte normativa de diversas áreas das negociações, incluindo regras de origem, compras governamentais, serviços e investimentos, política da concorrência e solução de controvérsias, entre outras. Também reconheceu-se que será necessário intenso trabalho adicional em todas as áreas da negociação.

Com relação aos próximos passos nas negociações, ambos os lados continuarão agora seu trabalho interno para preparar ofertas melhoradas de acesso a mercado. Quando esse trabalho estiver completo, decidirão então conjuntamente sobre a data para o intercâmbio simultâneo de ofertas.

Além disso, acordou-se também que a próxima rodada negociadora será realizada entre 2 e 6 de maio de 2011, em Assunção. Outra rodada negociadora terá lugar em Bruxelas, entre 4 e 8 de julho de 2011.

Fim do conteúdo da página