Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
107

O Ministro Antonio de Aguiar Patriota anunciou a doação do Governo brasileiro de US$ 500 mil para viabilizar atividades humanitárias de atendimento emergencial à população atingida pelo terremoto e maremoto de 11 de março. Por indicação do Governo japonês, os recursos serão destinados à Cruz Vermelha japonesa, que os utilizará para a aquisição de suprimentos de primeira necessidade, como alimentos, água, medicamentos, artigos de vestuário e abrigos provisórios.

Em telefonema ao Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Takeaki Matsumoto, o Ministro Patriota renovou ontem a solidariedade e as condolências do povo e do Governo brasileiro pelas perdas humanas causadas pelo abalo sísmico. O Chanceler japonês agradeceu o apoio e, principalmente, a serenidade com que o Governo brasileiro e a comunidade brasileira no Japão vêm enfrentando este momento difícil.

O Ministério das Relações Exteriores está trabalhando prioritariamente para atender às necessidades dos membros da comunidade brasileira no Japão residentes nas áreas afetadas. Foi realizado hoje, 18 de março, consulado itinerante em Joso, província de Ibaraki, para averiguar as condições da comunidade brasileira e emissão de passaportes. Nova missão à Província de Miyagi está em curso neste momento (informações disponíveis em www.consbrasil.org).

A Embaixada do Brasil em Tóquio, bem como os Consulados-Gerais do Brasil em Tóquio, Nagóia e Hamamatsu continuarão trabalhando em esquema de plantão durante o fim de semana e segunda-feira, 21, feriado nacional no Japão, para resposta a mensagens eletrônicas e telefonemas. Em Tóquio, o Consulado estará aberto no sábado e na segunda-feira, das nove às catorze horas, exclusivamente para a emissão de passaportes.

Em coordenação com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), são constantemente monitoradas informações sobre a crise nuclear japonesa e seus eventuais riscos.

Fim do conteúdo da página