Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
27

O Ministro Antonio de Aguiar Patriota realizará visita de trabalho a Bruxelas, no dia 26 de janeiro.

O Ministro manterá encontros com o Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, com a Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Catherine Ashton, e com o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

Entre os principais temas da agenda bilateral encontra-se o seguimento do Plano de Ação Conjunto da Parceria Estratégica Brasil-UE, que contém propostas de atuação concertada no triênio 2009-11 em áreas como promoção da paz e da segurança; parceria econômica, social e ambiental; cooperação em ciência, tecnologia e inovação; cooperação regional e cooperação triangular em benefício de países em desenvolvimento; intercâmbio nas áreas de educação e cultura; e aproximação das sociedades civis. Em seus encontros com as autoridades europeias, o Ministro Patriota tratará, igualmente, da realização da V Cúpula Brasil - União Europeia, em Bruxelas, no segundo semestre do corrente ano, e das negociações com vistas a um Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia, entre outros.

O salto qualitativo experimentado no âmbito político, com o estabelecimento, em 2007, da Parceria Estratégica Brasil - União Europeia, encontra respaldo nos vínculos econômico-comerciais entre as partes. A União Europeia é o maior parceiro comercial brasileiro, com um intercâmbio que ultrapassou US$ 74 bilhões em 2010. Os países membros da UE são responsáveis, ademais, por quase metade do estoque de investimento externo direto no Brasil.


Mais sobre relações bilaterais Brasil-União Europeia

 

Fim do conteúdo da página