Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
25

O Governo brasileiro acompanha atentamente os desdobramentos do primeiro turno das eleições presidenciais e legislativas realizadas no Haiti e reitera sua expectativa de uma transição de poder legítima, em consonância com a vontade popular expressa nas urnas.

O Governo brasileiro acompanha atentamente os desdobramentos do primeiro turno das eleições presidenciais e legislativas realizadas no Haiti em 28 de novembro último e reitera sua expectativa de uma transição de poder legítima, em consonância com a vontade popular expressa nas urnas. A continuidade e a conclusão do processo eleitoral, no marco da legalidade, são essenciais para a manutenção da estabilidade e para a consolidação da democracia e fortalecimento das instituições haitianas.

Com o intuito de buscar solução construtiva para as dificuldades observadas na apuração do pleito, o Governo brasileiro apoiou o envio da missão técnica da OEA ao Haiti, para auxiliar nos trabalhos de verificação dos resultados. Ao identificar falhas no primeiro turno, o relatório apresentado pela missão aponta caminhos para a correção das dificuldades e para a organização tempestiva do segundo turno das eleições.

O Governo brasileiro apóia os resultados e conclusões da missão de verificação da OEA e renova seu apelo às lideranças políticas e ao povo haitianos para a manutenção de ambiente calmo e pacífico ao longo do processo eleitoral, com vistas, inclusive, à definição do calendário para suas próximas etapas.

O Governo brasileiro reafirma seu compromisso de longo prazo com a estabilidade e o desenvolvimento do Haiti – compromisso que se traduz na atuação do Brasil no âmbito da MINUSTAH, em nosso engajamento no processo de reconstrução haitiano e na disposição brasileira de seguir prestando assistência humanitária ao Haiti, inclusive em apoio aos presentes esforços de combate ao surto de cólera.

Fim do conteúdo da página