Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
23

O Governo brasileiro oficializou a candidatura do Professor José Graziano da Silva ao cargo de Diretor-Geral da FAO para o período 2012-2015. A eleição ocorrerá durante a 37ª Sessão da Conferência da Organização, a realizar-se de 25 de junho a 2 de julho, em Roma.

O Governo brasileiro oficializou hoje, 21 de janeiro, na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a candidatura do Professor José Graziano da Silva ao cargo de Diretor-Geral da Organização, no período 2012-2015. A eleição ocorrerá durante a 37ª Sessão da Conferência da FAO, a realizar-se de 25 de junho a 2 de julho, em Roma.

Com a entrega da documentação exigida, o Brasil confirmou o anúncio da candidatura feito em novembro pelo ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu nome e da então Presidenta eleita Dilma Rousseff, durante a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da UNASUL.

A candidatura sobressai diante do êxito do Brasil no domínio agrícola em suas várias vertentes, desde a produção e a pesquisa e, sobretudo, no combate à fome, na promoção da segurança alimentar e do desenvolvimento com inclusão social.

O Brasil reitera a convicção de que o Professor Graziano da Silva reúne importantes qualificações para o exercício da função de Diretor-Geral da FAO, em especial:
(a) credenciais acadêmicas sólidas, em temática afeta à FAO;
(b) credenciais políticas e administrativas, testadas e ampliadas no exercício da função ministerial, como Ministro Extraordinário para Segurança Alimentar e Combate à Fome, encarregado pelo ex-Presidente Lula da implantação do programa Fome Zero; e
(c) conhecimento da FAO, seus mecanismos e potencialidades, acumulado ao longo dos quatro anos em que exerceu a Direção do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe.

O candidato aprofundará o processo de reforma e fortalecimento da Organização, de forma a tornar ainda mais relevante sua contribuição à erradicação da fome e ao desenvolvimento econômico e social mundial.

Informações adicionais sobre a candidatura do Dr. José Graziano à Direção-Geral da FAO podem ser encontradas no endereço www.grazianodasilva.org.

Fim do conteúdo da página