Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
13

O Ministro Antonio de Aguiar Patriota fará visita de trabalho, no dia 18 de janeiro, a Montevidéu.

O Ministro Patriota manterá encontro de trabalho com o Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, e será recebido pelo Presidente José Alberto Mujica e por outros Ministros do Governo uruguaio.

Entre os temas de destaque da agenda bilateral, constam os trabalhos da Comissão Bilateral de Planejamento Estratégico e Integração Produtiva (CBPE), cujas reuniões, sob a coordenação das respectivas Chancelarias, asseguram a adequada implementação de projetos conjuntos prioritários em áreas como infra-estrutura, integração produtiva e ciência e tecnologia.

Os Ministros discutirão, ademais, como aprofundar a integração regional – em particular o MERCOSUL e a UNASUL – e buscarão coordenar esforços para que a inserção internacional de ambos os países reflita o compromisso com o multilateralismo e a democratização dos mecanismos de governança global.

O Brasil é o principal parceiro comercial do Uruguai. Em 2010, o intercâmbio bilateral chegou a US$ 3,1 bilhões, o que representou aumento de 19,4% em relação a 2009. Em virtude do crescimento de quase 27% na exportação de produtos uruguaios ao Brasil, o intercâmbio comercial tornou-se também mais equilibrado, com pequeno superávit de US$ 43 milhões em favor do Uruguai. Merece destaque também a melhoria da qualidade do comércio entre os dois países, com significativo incremento da presença de produtos manufaturados na pauta exportadora uruguaia.


Mais sobre relações bilaterais Brasil-Uruguai

 

Fim do conteúdo da página