Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
7

O Ministro Antonio de Aguiar Patriota realizará visita de trabalho, no dia 10 de janeiro, a Buenos Aires, com o objetivo de preparar visita da Presidenta Dilma Rousseff à Argentina. Será a primeira viagem ao exterior da Presidenta desde que tomou posse no dia 1º de janeiro.

O Ministro Patriota manterá encontro de trabalho com o Ministro de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Héctor Timerman, e será recebido pela Presidenta Cristina Fernández de Kirchner e por outros Ministros do Governo argentino.

Os dois Chanceleres passarão em revista a ampla agenda bilateral e intercambiarão opiniões sobre temas regionais e globais.

Os Ministros tratarão, entre outros aspectos relevantes da agenda bilateral, dos próximos passos do Mecanismo de Integração e Coordenação Brasil-Argentina (MICBA), que, sob coordenação das respectivas Chancelarias, prevê reuniões presidenciais semestrais para garantir impulso político aos projetos prioritários nas mais diversas áreas de cooperação.

Os Ministros discutirão, ademais, estratégias para aprofundar a estreita coordenação entre os dois países nos foros regionais e multilaterais, tendo em vista o objetivo comum de aprofundar a integração regional – em particular o MERCOSUL e a UNASUL –, reforçar o multilateralismo e contribuir ativamente para a democratização dos mecanismos de governança global.

O Brasil é o principal destino das exportações argentinas e o principal fornecedor da Argentina. Em 2010, o intercâmbio bilateral chegou a US$ 32,9 bilhões, superando a marca histórica de US$ 30,8 bilhões, registrada em 2008. O comércio bilateral caracteriza-se não apenas pelo seu volume expressivo, mas também pelo alto índice de produtos industrializados de alto valor agregado, refletindo a integração crescente de cadeias produtivas entre os dois países.


Mais sobre as relações bilaterais Brasil-Argentina

Fim do conteúdo da página